Blog CINÉLIDE,  Sobre série

Livro policial de J. K. Rowling vira série

Confesso que fiquei amedrontada quando soube que o primeiro romance policial de J. K. Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith havia virado série – é que foi péssima minha experiência com a adaptação para a TV do primeiro livro adulto da autora de “Harry Potter: “Morte Súbita” teve sua cáustica história sobre a pequenez humana empobrecida pelo roteiro escrito para a telinha. Por favor, não percam tempo com “aquilo”!

Mas “The Cuckoo’s Calling” – “O Chamado do Cuco” no Brasil -, se não me entusiasmou tanto quanto o excelente livro que o inspira, ao menos se deixou assistir com grande interesse.

Com uma boa ajuda da trilha sonora, o clima dos episódios é o correto para uma dramaturgia de mistério e os atores (Tom Burke e Holliday Grainger) são OK, mas é claro que há perdas na transposição da saborosíssima e esquemática narrativa de Rowling-Galbraith para a linguagem audiovisual!

Por exemplo, os episódios não sugerem com a mesma classe e sutileza do texto do livro a dubiedade que desde o início ronda a relação do detetive-ex-herói-de-guerra Cormoran Strike com sua nova secretária, Robin Elacott. Também ignora as pistas que a autora dá de um segredo de Robin que só será revelado lá no terceiro livro e do quanto a relação do detetive com a ex-noiva egocêntrica era destrutiva.

São sutilezas que enriquecem a leitura e nos torna ao mesmo tempo cúmplices da autora e tor

Como podem perceber, não gosto pouco da prosa de miss Rowling

cedores dos personagens. A moça sabe contar uma boa história!

E pensar que ela escondeu-se atrás do codinome masculino no primeiro livro dessa série policial para que sua fama como autora de Harry Potter não influenciasse o desempenho da obra… Nem precisava!

A propósito, o subtítulo “The Strike Novels” da série dá a pista de que a adaptação não vai parar no primeiro livro sobre o detetive. Depois de “O Chamado do Cuco”, vêm “O Bicho-da-Seda” e “Vocação do mal”.

Tenho todos. Recomendo!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.